Saiba como os sistemas de exaustão contribuem para a redução de impactos ambientais e promovem uma indústria sustentável.
De acordo com o estudo Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas, realizado pelo IPCC, os setores de indústria, transporte, energia e construção correspondem a 79% das emissões de gases de efeito estufa (GEE) no mundo.
Mas, mesmo com esse número bastante expressivo, já se vê movimentos focados na indústria sustentável para mudar esse cenário.
Buscando a preservação ambiental e a redução dos impactos negativos gerados por atividades industriais.
Neste cenário, cada vez mais, as marcas estão adotando práticas que colaborem com o planeta.
Uma das soluções indicadas quando a temática é essa são os sistemas de exaustão industrial, que desempenham um papel fundamental na promoção da preservação do meio ambiente e da qualidade do ar nos espaços de trabalho.
Entenda como sistemas de exaustão eficientes podem ser uma ótima contribuição para a sustentabilidade nos processos industriais.
Levando em conta parâmetros de qualidade do ar, normas para ventilação de ambientes e legislações pertinentes.
Boa leitura!
O que é uma indústria sustentável?
Define-se como indústria sustentável àquelas que buscam harmonizar o seu crescimento econômico no mercado com a preservação ambiental e o bem-estar da sociedade.
Dessa maneira, o foco da indústria sustentável é adotar práticas e tecnologias que reduzam o consumo de recursos naturais e minimizem a geração de resíduos e emissões poluentes.
Além disso, as empresas também devem priorizar a segurança e saúde dos colaboradores.
Nesse contexto, surgem os sistemas de exaustão industrial, que são responsáveis por capturar e eliminar poluentes presentes no ar em locais de trabalho.
Esses sistemas operam por meio da sucção e filtragem do ar, removendo partículas químicas e gases tóxicos gerados durante os processos industriais.
Vale lembrar que os exaustores industriais evitam que as empresas emitam as partículas que poluem o meio ambiente, cooperando para um mundo melhor.
LEIA MAIS: Sistema de exaustão industrial: o que é e como funciona?
A relação dos sistemas de exaustão com a sustentabilidade nos processos industriais
Os sistemas de exaustão possuem um papel bastante importante em empresas que buscam a sustentabilidade nos processos industriais.
Isso porque eles são capazes de filtrar os poluentes presentes no ar, evitando a dispersão de substâncias prejudiciais no meio ambiente.
Assim, contribuem para a diminuição da emissão de substâncias nocivas na atmosfera, prevenindo danos à saúde humana, à fauna e à flora.
Ainda vale destacar que essas soluções também atuam diretamente na melhoria das condições de trabalho.
Uma vez que, ao remover os poluentes atmosféricos, evitam a exposição das pessoas a substâncias prejudiciais, garantindo espaços saudáveis e seguros.
ABNT NBR 16401: parâmetros de qualidade do ar e a legislação
Indústrias que buscam assegurar a qualidade do ar nos ambientes de trabalho devem investir em sistemas de exaustão que atendam a parâmetros estabelecidos pela legislação e normas técnicas, como a ABNT NBR 16401 (2008) – Conforto Térmico.
A norma se baseia, principalmente, no ASHRAE Handbook Fundamentals de 2005 (ASHRAE, 2005) e estabelece faixas de temperaturas operacionais internas.
Para uma umidade relativa de 65%, a faixa é de 22,5°C a 25,5°C, enquanto, para uma umidade relativa de 35%, a faixa é de 23,0°C a 26,0°C.
Esses parâmetros definem limites máximos de concentração de poluentes, visando proteger a saúde das pessoas e do planeta.
Há também a legislação de proteção ao meio ambiente.
A Lei nº 9.605, de 1998, estabelece a responsabilidade legal de empresas, instituições e pessoas jurídicas em relação aos impactos ambientais causados por suas atividades econômicas.
O Decreto nº 3179 define as punições e sanções para os infratores.
As medidas aplicadas podem incluir multas, demolição de obras, suspensão das atividades e reparação dos danos causados.
Uma das ações consideradas crime ambiental é poluir o ar, solo ou água de forma prejudicial à saúde humana, animal ou vegetal.
Benefícios do sistema de exaustão para o meio ambiente
Empresas que apostam em sustentabilidade nos processos industriais através de sistemas de exaustão eficientes garantem diversos benefícios para si e para o meio ambiente.
Veja os principais:
- Diminuição da emissão de poluentes atmosféricos
- Contribui para a redução do consumo de recursos naturais, como energia elétrica, já que os projetos de exaustão industrial são criados com maior otimização, garantindo maior eficiência energética
- Diminuição da geração de resíduos
- Retenção de partículas sólidas e substâncias poluentes
- Não contaminação do solo e recursos hídricos
- Cooperação com a preservação da biodiversidade e a saúde dos ecossistemas
Preserve o meio ambiente e cuide dos seus colaboradores
Invista em sistemas de exaustão eficientes para cumprir com as suas responsabilidades ambientais, promover a sustentabilidade e contribuir para um futuro mais saudável e ecológico.
Para conferir mais informações sobre sistemas de exaustão eficientes e soluções personalizadas para sua indústria, entre em contato com a nossa equipe de engenharia.