A poeira metálica é produzida durante a manipulação fria de metais. Ela é composta por partículas que se soltam de peças metálicas, como o ferro, cobre, selênio, níquel e estanho.
Diferente disso, quando essas partículas são liberadas durante a manipulação de metais em altas temperaturas, como os processos de fusão na solda, a ação química é diferente. Nesse caso, são conhecidos como fumos metálicos.
A poeira metálica, quando respirada, se aloja no pulmão. Essa exposição pode levar à diversas doenças respiratórias, como o enfisema pulmonar. Para evitar doenças causadas por poeiras respiráveis, é imprescindível o uso de máscaras e um bom sistema de aspiração.
Vamos ver como esses tipos de poeiras são classificadas e como evitá-las.
O que é poeira respirável e poeira inalável?
A poeira respirável, de acordo com a NR 15, anexo 12, são partículas de poeiras menores de 10 µm (dez micrômetros). Essas partículas são tão pequenas que podem adentrar no organismo até mesmo por via nasal. O organismo humano não possui defesas contra a poeira respirável.Já a poeira inalável é classificada a partir de 10 µm e menores do que 100 µm. Essas partículas podem adentrar no organismo humano quando a pessoa respira pela boca.
Além dessas, existe também a poeira torácica, que pode ser de 25 µm ou menor. Sendo desse tamanho, a poeira passa pela laringe e, assim como a poeira respirável, pode ser alojar no pulmão.
A diferença entre a poeira metálica e os fumos metálicos
São considerados fumos metálicos, quando as partículas são liberadas durante um processo quente de manipulação dos metais, como a solda ou corte térmico, por exemplo. Já a poeira metálica é gerada quando o processo é feito na peça fria, como na lixamento ou rebarbação das peças.Medição de poeira respirável e poeira total
A poeira respirável e inalável tem um limite de tolerância, que são as medições ambientais já mencionadas acima - poeira respirável é menor do que10 µm; poeira torácica menor que é 25 µm; e poeira inalável é maior que 10 µm e menor do que 100 µm.Quando acima desse limite, passa a ser chamada de poeira total. Nesse caso, são menos agravantes à saúde .
Para medir poeiras respiráveis, consulte equipes técnicas de segurança do trabalho.
Como evitar a poeira metálica
Para evitar a poeira metálica é necessário contar com pelo menos com duas proteções:- Máscara: é um dos EPIs indispensáveis para quem trabalha com metais que emitam poeiras. Existem diversos modelos que se adaptam em cada uma das situações.
- Exaustores: são responsáveis por sugar as poeiras metálicas e os fumos de solda direto na fonte. Para entendermos melhor seu funcionamento, vamos observar como funciona um exaustor de partículas respiráveis.
Sistema de exaustão para rebarbação e lixamento
As peças são rebarbadas ou lixadas em mesas aspirantes. Desse modo quando as peças são trabalhadas e, consequentemente, liberam as partículas, o ar contaminado é sugado por meio desse sistema de exaustão.A Windtec é referência no Brasil em ventiladores e sistema de exautores. O sistema tecnológico dos seus produtos garante a saúde dos colocadores de acordo com as normas vigentes.
Como funciona o sistema de exaustão com mesas aspirantes
O pó é aspirado por meio de paredes aspirantes fixadas sobre a mesa de lixamento e transportado através de um coletor até o sistema de filtragem a cartucho tipo WTFCZ com lavagem em contracorrente. Há um sistema de limpeza com ar comprimido e contínuo, que opera sobre um determinado número de mangas simultaneamente, mediante uma programação eletrônica. Desse modo, o filtro poderá aspirar ar saturado de pó e ao mesmo tempo ser limpo, o que consiste em manter uma perda de carga constante e ganho de tempo.
Por consequência o filtro de limpeza pneumática poderá operar com eficiência e grau de separação muito elevado. Um ventilador centrífugo deverá manter uma adequada depressão no sistema, e o ar tratado será emitido à atmosfera através de uma chaminé.
Peças do sistema
Vamos ver agora as peças que compõem o sistema para sugar as poeiras metálicas.Mesa aspirante para lixação e rebarbação
As mesas aspirantes têm pés em tubo quadrado para sustentação do conjunto e são revestidas com chapa de aço zincado, de espessuras variadas. Existem duas opções de tamanho, sendo que a diferença está na largura:
- Largura 2 ou 2,50 metros
- Altura 1,00 metro
- Comprimento 1,00 metro
Esse equipamento é composto por:
- 04 paredes aspirantes
- 01 chapa base vazada, para descantar o pó
- 02 funis para recolhimento de pó
- 02 depósitos de resíduos para remoção do pó
Filtro WTFCZ
É fabricado em painéis modulares em aço zincado e devidamente estruturados. O fluído (ar) contaminado é aspirado por meio de um ventilador centrífugo, instalado na parte externa do equipamento, que mantém a devida pressão e vazão necessária para operação.O particulado entra na câmara de calma, que tem por finalidade reduzir a velocidade de entrada e fazer com que o material de maior granulometria decante na moega do equipamento.
Já as partículas de menor granulometria, como a poeira respirável, são filtradas pelos elementos filtrantes de alta eficiência constitui os em nano fibra. A limpeza dos elementos filtrantes é feita através de válvulas de pulso pneumáticas acionadas por um sequenciador tipo smart (microcontrolado), que monitora a diferença de pressão do filtro entre a câmara “limpa” e a “suja”. Quando ela atinge a pressão de saturação, são acionadas as válvulas para limpeza.
Desse modo, promove economia do ar comprimido e vida útil maior nos cartuchos filtrantes. O filtro é composto por painéis modulares, estrutura de sustentação, depósito de resíduos, elementos filtrantes e ventilador centrífugo.
Esse sistema de exaustão ainda conta com:
- Chaminé Ø600 mm, fabricada em aço zincado de espessuras variadas, montada diretamente sobre o ventilador.
- Painel Elétrico conforme norma NR-12, com certificação de conformidade e com partida direta para acionamento do motor. No painel, serão instalados todos os controles eletrônicos de acionamento e operação do ventilador, filtro e das válvulas de pulso.