Aspiração central industrial: um filtro diversos braços

Aspiração central industrial é um sistema de aspiração centralizado, em que um filtro potente suporta diversos braços extratores ao mesmo tempo. Esse sistema é de extrema importância para assegurar a saúde e a integridade física dos colaboradores de indústrias.
Durante o processo de soldagem, partículas se soltam do metal misturando-se no ar. Caso não haja um sistema de aspiração, essas partículas ficam no ambiente de trabalho e acabam sendo inaladas pelos soldadores. As partículas acabam se alojando no pulmão e são altamente cancerígenas. 
Existe, inclusive, um nome específico para esse tipo de câncer: siderose, também conhecida como pulmão de soldador. A seguir, vamos observar como um sistema de aspiração central pode garantir a integridade física dos soldadores. 
 

Como funciona um sistema de aspiração centralizado

Para um melhor entendimento vamos mostrar como funciona o sistema de exaustão com central filtrante, fabricado pela Windtec. 
O exaustor é fixo, ou seja, centralizado em um ponto específico da fábrica e controlado por um painel eletrônico. Então, as partículas chegam até ele por meio de um braço extrator. Esses braços exaustores são os responsáveis por sugar as partículas nas bancadas, para que elas não fiquem na atmosfera. 
Veja como funciona cada um desses componentes do aspirador central de partículas industrial.
 

Filtro WTFCZ



O equipamento é fabricado em painéis modulares de aço zincado, devidamente estruturados. O fluído (ar) contaminado é aspirado através de um ventilador centrífugo, instalado na parte interna do aspirador central industrial, que mantém a devida pressão e vazão necessária para operação. 
O particulado entra na câmara de calma, que tem por finalidade reduzir a velocidade de entrada e fazer com que o material de maior granulometria decante na moega do equipamento. Já os particulados de menor granulometria são filtrados pelos elementos filtrantes de alta eficiência em Nano Fibra. Dessa forma, liberando apenas o ar para atmosfera.
A limpeza dos elementos filtrantes é feita através de válvulas de pulso pneumáticas. acionadas por um sequenciador tipo smart (microcontrolado), que monitora a diferença de pressão do filtro entre a câmara “limpa” e a “suja”. Quando o mesmo atinge a pressão de saturação, são acionadas as válvulas para limpeza. 
Desse modo promove uma econômia do ar comprimido e aumenta a vida útil dos cartuchos filtrantes. O filtro é composto por painéis modulares, estrutura de sustentação, depósito de residuos, elementos filtrantes e ventilador centrífugo.
 

BRAÇO EXTRATOR STANDARD WTBAE/2000



Os braços extratores são utilizados para aspiração de fumos de solda. Eles sugam o ar que está sendo puxado pelo aspirador central. O bocal do braço extrator precisa ficar próximo a peça que está sendo soldada para, assim, sugar junto com o ar as partículas nocivas à saúde. Essas partículas são os conhecidas fumos de solda.
O braço extrator pode ser fabricado em aço carbono ou zincado. Devido ao balanceamento por molas e as juntas de fricção o seu manuseio se torna suave em toda sua área de alcance (rotação de 180°).
 

Ventilador WTRPBd 402 (ventilador centrifugo)




O ventilador centrifugo fica dentro do filtro de aspiração industrial. 
Ele é fabricado em chapa de aço ASTM A36, com espessuras varíadas, com rotor de pás inclinadas para trás, balanceado estaticamente e dinamicamente, com acionamento direto ao motor Premium IR3 12,5 Cv II polos 60Hz, 380/660V, IPW55.
Em outras palavras, essas configurações garantem um melhor desempenho na sucção dos fumos, por contar com um motor de alta potência.
 

Conjunto de tubulação

O conjunto de tubulação é responsável por ligar os braços extratores até o aspirador central.
É fabricado com aço zincado com espessura de 1.25mm, completo de tubos, curvas, derivações e valvulas manuais de equalização de vazão. Tendo junções por flanges e parafusos.
 

Painel Elétrico

O painel elétrico é acoplado no filtro, ele aciona o motor através de partida direta. No interior do quadro, contém um microcontrolador smart que faz a programação e acionamento das válvulas de pulso, através da diferença de pressão, para a limpeza dos elementos filtrantes.
O painel segue as diretrizes das NRs 10 e12 com certificação de conformidade. Trata-se de normas regulamentares que estipulam as diretrizes necessárias para todas as etapas de instalações elétricas na indústria.
 

Sistema aspirador centralizado

Com a junção de todos esses equipamentos temos o sistema de aspiração industrial centralizado, que pode contar com até 15 braços.



Resumindo:  os braços extratores estão ligados ao filtro central pelo conjunto de tubulação. Dentro do filtro o ventilador centrifugo é o responsável por sugar os fumos de solda. Então é feito a filtragem devolvendo o ar puro para a atmosfera.
Caso tenha ficado com alguma dúvida sobre como funciona a aspiração central industrial ou precise de um equipamento como este, entre em contato conosco.