O exaustor para fábrica exerce um papel fundamental na circulação do ar e na garantia de uma série de benefícios aos colaboradores.
Porém, na hora de escolher a melhor opção é normal existir muitas dúvidas em relação a qual modelo é o melhor para a sua necessidade.
No texto falaremos sobre os principais modelos de exaustor para fábrica e a aplicação de cada um. Confira!
Como funciona o exaustor de fábrica?
Os exaustores industriais são usados para eliminar calor, impurezas, odores, gases e outras substâncias tóxicas de um ambiente.
Eles retiram o ar poluído do local, permitindo a entrada de ar puro e limpo.
Os exaustores ou ventiladores industriais são instalados em locais de pouca ou quase nenhuma ventilação, permitindo que o ar do ambiente permaneça agradável e salubre para os colaboradores.
Outro ponto importante a ser ressaltado é que o ventilador para fábrica é capaz de trocar o ar quente pelo ar frio. Assim, controlando a temperatura interna do ambiente.
Além do controle da temperatura, os exaustores industriais podem ser combinados com filtros, para melhorar a qualidade do ar. Os tipos, tamanhos e preços dos exaustores variam conforme a aplicação.
Quais são os tipos de exaustores industriais?
Basicamente, existem três tipos de exaustor para fábrica e cada um serve a um propósito. Confira:
- Exaustor Centrífugo Industrial
- Exaustor Axial Industrial
- Exaustores Transportáveis (Man Cooler)
1) Exaustor centrífugo industrial
O ventilador centrífugo industrial, também conhecido como exaustor centrífugo, conta com um rotor com as pás curvadas para trás. É utilizado para ventilação e exaustão nos diversos setores industriais, como metalurgia, moveleiro, fundição, agrícola e outros.
O tamanho do sistema de exaustão industrial é um dos pontos mais importantes. Quando não planejado, um superdimensionado gasta mais que o necessário, e um sistema subdimensionado traria problemas à operação.
O sistema de ventilação industrial é adaptável a cada legislação de acordo com a região, diminuindo os impactos ambientais e assegurando a equipe de trabalho.
Os ventiladores industriais da Windtec são construídos com matéria-prima certificada, o que garante maior vida útil ao equipamento; além disso, recebe também, uma pintura especial e jateamento.
A fabricação de exaustores desse tipo é feita a partir de máquinas CNC obtendo uma excelente precisão e qualidade. Por meio de medições, são garantidas a vazão e pressão desejada ao exaustor.
2) Exaustor axial
O exaustor ou ventilador axial industrial está entre os modelos mais comuns do mercado. Esse sistema de ventilação atende perfeitamente ao objetivo de gerar um fluxo de ar eficiente e contínuo.
Pela sua versatilidade, pode ser aplicado nos mais diversos ambientes: administrativo, pavilhões, galpões, sala de máquinas, entre outros.
Tem como característica principal as variadas faixas de vazão e pressão de ar. As pás de cada exaustor axial podem ser confeccionadas em poliamida, com possibilidade de variação de ângulo, conforme a necessidade de cada setor da indústria.
Além disso, a Windtec pode projetar um sistema de ventilação industrial personalizado, com entrega rápida e um estudo para adequar o modelo de ventilador axial industrial que melhor se adapte à necessidade da sua empresa.
Os ventiladores axiais podem ser de três tipos: transmissão, parede e de telhado.
Exaustor axial de transmissão
O exaustor axial de transmissão é recomendado para a exaustão/ventilação em geral. São indicados para casos de fluxo de ar com altas temperaturas ou sujidades.
Seu acionamento é realizado por polias e correias que impedem que o motor esteja no fluxo do ar.
Exaustor de Parede Axial
O exaustor axial de parede é instalado, como o próprio nome sugere, na parede do pavilhão.
Possui a finalidade de exaurir ar quente contaminado como fumaça, vapores, gases não corrosivos e partículas em suspensão.
A fabricação de exaustores desse modelo é feita em aço carbono, aço inoxidável ou PRFV - plástico reforçado com fibra de vidro.
Exaustor axial de telhado
O exaustor axial de telhado é um equipamento muito empregado no conforto térmico. É bem semelhante ao modelo de parede e serve, basicamente, para exaurir ar quente contaminado com partículas em suspensão.
Geralmente é fabricado em PRFV - plástico reforçado com fibra de vidro, devido a alta resistência mecânica e baixo peso.
Esses exaustores são fabricados com padrão Heavy Duty, que dá conta de um trabalho mais pesado e possui hélice de alto rendimento.
É possível encontrar esse modelo com diâmetros que variam de 400mm a 1000mm, ou ainda com dimensões personalizadas para cada necessidade.
3) Exaustores transportáveis (Man Cooler)
O exaustor transportável Man Cooler é articulável e portátil.
Possui a finalidade de promover uma ventilação localizada, ele é fabricado em chapa de aço comercial.
A principal utilização é em fornos e resfriamento de lingotes, ou para ventilação em geral combinado à locomoção.
Como escolher o melhor exaustor para fábrica?
Escolher o melhor exaustor industrial depende de uma avaliação técnica que leva em conta a área a ser ventilada e o tipo de material manipulado pela indústria.
Por isso, é importante contar com profissionais qualificados e com experiência para indicar o melhor tipo de exaustor para a sua necessidade.
Windtec: expertise em fabricação de exaustores industriais
A Windtec realiza um levantamento técnico para indicar o melhor equipamento de acordo com a sua necessidade.
Ficou interessado? Fale com nossa equipe de engenharia, oferecemos atendimento especializado e personalizado do projeto ao pós-venda.