Tipos de usina de asfalto e como funcionam

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A usina de asfalto, basicamente, serve para a produção de massa asfáltica.

Trata-se de um espaço no qual, por meio de maquinários e ferramentas a matéria-prima é processada a partir da dosagem, secagem e aquecimento dos agregados. Resultando no que conhecemos por asfalto. 

Existem diversos tipos de asfaltos e diferentes componentes que podem fazer parte da mistura final desse componente. 

Neste texto você vai conferir os tipos de usina de asfalto, o seu funcionamento e como a Windtec pode lhe ajudar com o fornecimento de peças essenciais para esse tipo de atividade.

Boa leitura! 
 

Funcionamento de uma usina de asfalto

A usina de asfalto é uma indústria que se dedica à produção massiva de asfalto, por meio da dosagem de cimento asfáltico de petróleo e agregados de minério.

Nesse processo é realizada a secagem e o aquecimento dos componentes, por isso é importante tratar com responsabilidade com a etapa de filtrar os gases liberados.

O filtro de manga desenvolvido pela Windtec é de alto rendimento, proporcionando a solução mais segura e eficiente para os elementos filtrantes da usina de asfalto.

Ele atua na aspiração e retenção de particulados, a fim de colaborar para a excelência da produção.

Cada filtro de manga se destaca, também, por ser construído com materiais de altíssima qualidade. 

Também há um rigoroso controle de qualidade, a fim de garantir excelência operacional, mesmo sob as variações de condições químicas e de temperatura. 

As mangas filtrantes ou filtros de manga podem ter acessórios como disco de ruptura para explosão e sistema anti-incêndio. 
 

Como montar uma usina de asfalto?

Como mencionado anteriormente, o conceito de usinagem asfáltica diz respeito a todos os processos que abrangem a produção desse produto tão importante para a infraestrutura urbana.

Isso começa na extração da matéria-prima, processamento, até a transformação em asfalto. 

Para montar uma usina de asfalto o seu empreendimento precisa contar com uma equipe qualificada que irá desenvolver um projeto de acordo com as necessidades de produção. 

O custo de uma usina de asfalto depende do tamanho do parque fabril e das peças utilizadas. Trata-se de um projeto totalmente personalizado de acordo com os tipos de usinas de asfalto e do seu funcionamento. 
 

Tipos de usinas de asfalto

As principais fabricantes de usinas de asfalto no brasil utilizam, basicamente, dois tipos de usinas de asfalto: a gravimétrica e a contínua.
 

Usina contínua

As primeiras usinas contínuas surgiram nos anos 70 e a característica principal era o fato de os agregados úmidos fluírem paralelamente à chama.

Bastante difundidas no Brasil e América Latina, as usinas contínuas caíram em desuso nos EUA e Europa por conta dos seguintes fatores: 
 
  • Baixa eficiência térmica (Temp.gases = 166CxTemp.massa = 149C);
  • Alto consumo de combustível (297.900 BTU/Ton massa usinada @ 5% de umidade);
  • Impossibilidade de usinar economicamente mais de 10% de RAP (Reciclado de Pavimento Asfáltico)
  • Baixo tempo total de mistura (menos de 12 s), inviabilizando a produção com qualidade de massas com asfalto polimerizado SBS, fibras minerais e aditivos sólidos e líquidos, como exigem as massas de última geração.
Além disso, existe um alto nível de emissão de gases, fumos e partículas sólidas. 

Nos EUA, foram instalados queimadores inteligentes de maior eficiência e sensores de segurança. 

Os fabricantes de usina de asfalto de outros países preferiram a colocação de uma janela de entrada de ar fresco no duto, entre o secador e o filtro, com controle manual pelo operador. 

Essa solução para o problema das explosões, resultou numa menor eficiência da usina, já que a maior entrada de ar fresco no circuito, reduzia a produção.

Já nos anos 90, o Double Barrel foi projetado para corrigir todas as falhas de suas antecessoras.

Nele, os gases produzidos na câmara de mistura são completamente calcinados pela chama do queimador antes de atingirem o filtro de mangas. 

O nível de emissão de poluentes é inferior ao estabelecido pela legislação ambiental dos EUA e Europa e os filtros de mangas têm garantia de vida útil de até 1 milhão/ton de massa usinada.
 

Usina gravimétrica

As usinas de asfalto gravimétricas ou usina de asfalto a quente entregam qualidade das misturas asfálticas, por conta do processo de separação dos agregados por granulometria e pesagem.

Entre as principais vantagens podemos listar: 
  • Fabricação brasileira 
  • Retorno do investimento é rápido 
  • Permite fazer o processo de secagem e seleção dos materiais em um único tambor no alto da torre, o que elimina a perda de calor durante o transporte e seleção dos materiais
  • É uma ótima opção para concessões rodoviárias
O grande diferencial é a qualidade do asfalto e durabilidade da pavimentação, reduzindo custos de manutenção. 

Segundo texto publicado pela Revista Mercado e Tecnologia, especializada em construção e mineração, pode-se afirmar que o custo do produto final de uma usina contínua é menor do que o de uma usina gravimétrica.

Podendo chegar, nos EUA, a diminuição de 48%. No caso da Double Barrel, esse percentual atinge 55%. 


Windtec oferece filtro de manga para usina de asfalto

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Fontes: Revista M&T
Pavimentação asfáltica: formação básica para engenheiros / Liedi Bariani Bernucci... [et al.]. – Rio de Janeiro: PetRoBRAS: ABedA, 2006.